Os melhores tecidos e estampas para blazers e paletós

Assim como as camisas sociais são fabricadas em diversos tipos de tecidos, também existe uma grande diversidade nos tipos de tecidos e estampas para blazers e paletós.

E da mesma forma que você deve escolher a camisa mais adequada para uma ocasião de acordo com seu tecido, estampa ou padronagem, o mesmo vale para as peças de cima.

Dependendo da estampa, textura, cor e outros aspectos do seu blazer, a imagem que você passa muda totalmente, indo de sofisticado, elegante, contemporâneo a descontraído e ligado na moda.

É quase como uma mudança de personalidade, operada simplesmente pelo material das peças que você escolheu.

Saiba como escolher os melhores tecidos e estampa para blazers e paletós:

Blazer xadrez

Já demos dicas para usar camisa xadrez aqui no blog (clique aqui para ler). Essa estampa, além de trazer muito estilo aos homens que a usam nas camisas, também pode ser uma grande aliada quando usada no blazer.

Para não ficar exagerado ou caricato demais, prefira cores discretas e escuras, sem grandes contrastes para o blazer ou paletó.

Dica de estilo: use o blazer aberto combinado com uma camisa que combine com o tom da estampa.

  tecidos e estampas para blazers

Risca de giz

Um dos ternos mais clássicos entre os homens, a risca de giz é simples, porém super elegante. Listras finas e brancas na vertical com um grande intervalo entre si.

A risca de giz mais comum é a de fundo preto com risca branca, mas também existe nas versões cinza, azul marinho e onde mais a criatividade mandar.

tecidos e estampas para blazers

Chalk Stripe

Se formos traduzir ao pé da letra, chalk stripe significa exatamente risca de giz. Porém, esta padronagem é diferente da risca de giz como conhecemos aqui no Brasil.

Suas linhas são mais suaves, realmente remetendo a uma risca de giz numa superfície de lousa, por exemplo. O efeito visual é o mesmo da risca de giz clássica, porém um pouco mais discreto e de perto podemos notar a diferença nos detalhes.

tecidos e estampas para blazers

Espinha de peixe

Essa padronagem, também bastante comum em ternos, paletós e blazers, é um minucioso zigue-zague que observado de perto pode embaralhar a vista.

Ele não é apenas uma estampa, é a forma como a trama da peça é trançada, e é muito comum em blazers de lã ou tecidos mais quentes.

tecidos e estampas para blazers

Pied De Coq

Apesar do nome de difícil pronúncia, com certeza você já deve ter visto esta estampa por aí. Sua "prima”, a estampa Pied De Poule, faz muito sucesso na moda feminina e já foi padronagem de bolsas, terninhos, vestidos e várias peças de marcas famosas, como a Chanel.

Do francês, Pied De Coq significa "pé de galo”, pois a estampa pode lembrar algumas pessoas de uma pegada de galo.

Tirando o nome estranho, essa estampa é muito sofisticada, apesar de não vermos ela sendo tão usada por homens brasileiros, apenas em detalhes como gravatas.

tecidos e estampas para blazers

Sal e pimenta

Também conhecido como Barley Corn, essa estampa parece um tecido tweed, porém menos grosso, sendo um pouco mais leve.

De longe, parece um cinza mas, ao observar de perto, é possível notar que essa padronagem é formada por pequenos pontos branco e pretos mesclados.

Como sua estampa não é grande, é possível usar blazers com padrão sal e pimenta e combiná-los com camisas ou gravatas estampadas sem criar um conflito de informação.

tecidos e estampas para blazers

Window Pane

Essa estampa também é pouco usada no Brasil, mas traz muita elegância e um toque de estilo ao visual masculino.

Nessa padronagem, é como se a risca de giz tivesse sido traçada tanto na vertical quando na horizontal, formando quadrados largos e discretos ao longo do blazer. Se você tiver oportunidade, adquira um paletó com padrão window pane!

Dica de estilo: combine-o com camisa lisa e gravata na diagonal para adicionar mais personalidade ainda ao seu visual! Se tiver dúvida, confira nosso post e aprenda a combinar estampas entre camisas e gravatas.

tecidos e estampas para blazers

Príncipe de Gales

Também tendo sua base no padrão xadrez, essa estampa é muito elegante e remete totalmente ao estilo dos homens ingleses.

É conhecido também por "glen check” e seu xadrez é mais discreto, sendo embutido levemente ao longo da trama do paletó. Por isso, é mais fácil de enxergar o padrão de longe.

Suas cores mais comuns são em tons de cinza, preto, marronz e azuis.

   tecidos e estampas para blazers

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário