Respirar para não pirar: Dicas de exercícios para espantar cansaço, estresse e ansiedade no trabalho

Antes de começar a ler esse post, inspire fundo e exale. Sinta o poder da respiração transmitindo oxigênio para cada célula do seu corpo, permitindo que o fluxo de energia vital flua naturalmente através de você. Mágico, não é? Pois é isso mesmo, alguns minutos dedicados às praticas meditativas de respiração podem fazer milagres no seu dia a dia, levando para bem longe o cansaço, estresse e ansiedade que podem acometer a sua rotina de trabalho, de afazeres em casa ou nos cuidados com a família, afinal, a criançada também testa os limites dos pais, não é?!

A respiração controlada é uma excelente forma de atingir o equilíbrio, para se expressar as emoções, sentimentos, pensamentos e planos de maneira harmônica. Diretamente ligada ao sistema nervoso autônomo do corpo, a respiração controla os processos inconscientes como a frequência cardíaca e a digestão, além de influenciar diretamente sobre o estresse e nervosismo, conforme o teórico Richard Brown, coautor do livro O Poder da Cura da Respiração.

Há testes científicos que confirmam o poder de diferentes técnicas de respiração em doenças como a depressão, do sistema imunológico e cardíacas, demonstrando que, além de sintomas de alívio imediato na tensão, demonstram também resultados positivos a longo prazo. Confira três técnicas que prometem auxiliar você em seu dia a dia:

 

Respiração coerente:

Nesta técnica, o objetivo é respirar cinco respirações por minuto, para isso, é preciso inalar e expirar contando até seis. Para os principiantes, o ideal é começar contando até três e depois ir aumentando gradativamente até o seis. Vamos lá?

 

1. Sente-se com as costas eretas ou deite, coloque as mãos sobre a barriga.

2. Respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco.

3. Dê uma pausa.

4. Lentamente exale contando até seis.

5. Pratique nesse padrão por dez a 20 minutos por dia.

 

Alívio do estresse:

Quando sua mente está acelerada e você se sente oprimido, tente a respiração rock and roll, que tem o benefício de fortalecer a região central do corpo.

1. Sente-se de maneira ereta no chão ou na beira de uma cadeira.

2. Coloque as mãos sobre a barriga.

3. Ao inspirar, incline-se para frente a expanda a barriga.

4. Quando expirar, force o ar para fora e curve-se para frente, enquanto inclina o corpo para trás; expire até soltar todo o ar.

5. Repita 20 vezes.

 

Respiração Energizante "Rá”

Quando bater aquela depressão do meio da tarde, levante-se e faça exercícios rápidos de respiração para acordar a mente e o corpo.

1. Fique de pé com o corpo bem reto, cotovelos dobrados e palmas das mãos voltadas para cima.

2. Enquanto você inspira, puxe os cotovelos para trás, com as palmas ainda voltadas para cima.

3. Expire rapidamente e empurre as palmas para frente virando-as para baixo, enquanto diz "Rá” em voz alta.

4. Repita rapidamente de dez a 15 vezes.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário