Motivos pelos quais as lojas fecham e como evitá-los

Uma dos maiores medos de qualquer empreendedor é ver seu negócio falir. Quem abre uma loja, independente do tipo de produto vendido, sabe que corre esse risco também.

Às vezes, são motivos maiores e que estão além da capacidade do lojista, como uma forte crise econômica, por exemplo. Mas, na maioria dos casos, os motivos pelos quais as lojas fecham poderiam ser evitados com uma boa administração e gestão financeira.

Conheça os principais motivos para uma loja falir

Inexperiência: se nenhum dos sócios tiver o mínimo de experiência em vendas no varejo, ao abrir uma loja de roupas, por exemplo, estarão totalmente despreparados para o dia-a-dia da loja e perderão um tempo precioso até compreenderem o mercado em que estão.

Não ter um plano de negócios: uma simples loja de roupas precisa de um plano de negócios? Sim! Não importa o tamanho do empreendimento, sem um planejamento não é possível saber se as metas estão sendo alcançadas, se o lucro está entrando ou se a loja está apenas tampando buracos financeiros com o dinheiro das vendas.

Deixar de controlar gastos: não é pecado não entender de finanças, mas nesse caso, o indicado é contratar um contador para controlar os gastos da loja e não deixar que a parte financeira saia do controle.

Crédito fácil: se uma loja oferece crédito fácil ao permitir vendas a prazo, mas não realiza uma profunda análise de crédito, é muito provável que venha a sofrer calotes dos clientes, gerando muitos prejuízos.

Misturar as finanças: um erro muito cometido por alguns empreendedores é misturar finanças pessoais com as finanças da loja. Isso deve ser evitado a qualquer custo, pois corre o risco de virar um ciclo interminável de "empréstimos” entre a conta física e conta jurídica.

Fazer dívidas: um empréstimo em forma de investimento é uma coisa. Fazer dívidas para pagar os gastos da loja é uma situação completamente diferente e que deve ser evitada, principalmente a juros altíssimos.

Realizando um bom planejamento e controle da gestão da sua loja de roupas, grande parte dos motivos pelos quais as lojas fecham já poderá ser evitada!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário