Evite calotes e fraudes em sua loja

Todos que trabalham no varejo estão sujeitos a sofrer com clientes que não pagam suas compras: os famosos caloteiros. Como ser firme e fazer com que seu consumidor pague a dívida e você consiga, pelo menos, o valor de custo pelo seu produto (para que você não tenha prejuízos enormes)?

Evite calotes e fraudes em sua loja

Como evitar o calote? Siga essas dicas rápidas, porém eficientes, e diminua a inadimplência em sua loja desde já:

  • Não seja tímido para cobrar! Não tenha vergonha de entrar em contato com seu cliente devedor para cobrar o que é seu por direito. Lembre-se: quem está errado é ele e não você.
  • Utilize meios diferentes para a cobrança: existe uma evolução de passos que você pode seguir para efetuar a cobrança. Comece por e-mail e, se não houver resposta, você pode telefonar diretamente para o cliente.
  • Mantenha sempre uma postura assertiva, lembrando o cliente de que ele está em dívida com sua loja e que é importante que ele acerte o pagamento o quanto antes.

Previna-se antes da compra

  • Para clientes que parcelarem as compras em sua loja, entregue um panfleto com datas limites, valores das parcelas e informações sobre juros em caso de atraso;
  • Ao parcelar compras, cobre sempre um valor à vista como entrada do pagamento, assim você garante que pelo menos uma parte do produto já está paga;
  • Evite o uso de carnês ou crediários como forma de pagamento. Prefira cartões de crédito, que garantem que a loja receba o valor total da compra (assim, a dívida do cliente será com o banco, e não mais com a sua loja).

O que fazer se o cliente não paga de jeito nenhum?

  • Para os casos em que os clientes simplesmente ignoram as mensagens ou demoram muito a pagar, lembre-os de que poderão haver consequências jurídicas para os devedores.
  • Para não ficar no prejuízo, após todas as tentativas de cobrança, procure renegociar a dívida do cliente, parcelando ou dando desconto no valor que falta ser pago por ele.

Por incrível que pareça, muitos clientes devedores, após terem pago a dívida, voltam a realizar compras na mesma loja. Para se proteger ainda mais, crie um cadastro de clientes devedores e, ao identificar que um deles está tentando comprar na sua loja novamente, aceite o pagamento somente à vista.

Siga nossas dicas e evite calotes e fraudes em sua loja!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário