DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: Breda indica 7 formas de consumir moda de um jeito mais consciente

1- Compre menos e compre melhor

 

A principal medida é repensar a quantidade de roupas que se compra. Priorizar peças de qualidade e mais versáteis torna o guarda-roupas mais enxuto e mais autêntico. Vale começar cada compra fazendo perguntas:

- Eu preciso desta peça? Vai combinar com meu guarda-roupas? Vou usar com frequência? É de qualidade? Vai durar muitas temporadas? Seu material e origem são sustentáveis?

 

2- Use o guarda-roupas cápsula a seu favor

 

Muito mais do que ocupar pouco espaço, o lado bom de um guarda-roupas clássico é que a escolha de cada peça deve ser muito bem pensada, com opções que combinem entre si.

 

3- Invista no upcycling

 

Dar espaço no closet para as peças de segunda mão pode ser muito produtivo, pois os brechós são recheados de peças de alta qualidade, além de conterem algumas raridades sinônimos de atemporalidade e estilo. Existem muitos brechós online com verdadeiras iguarias.

 

4- Repita looks sem culpa alguma

 

Não há problema algum em repetir looks ou peças de roupa. Existem aquelas peças ultrademocráticas e duradouras que combinam com tudo e são essenciais, refletindo a identidade de quem as usa e também a sua qualidade.

 

5- "Troco, vendo e doo"

Roupa parada é energia parada. Só serve para ocupar espaço e acumular poeira. Então, nada melhor do que começar tirando tudo do closet e refletindo sobre quantas vezes já usou e se ainda pretende usar as peças. Desta forma é possível separar boa parte do closet para venda, troca entre amigos ou até doação. Vale até convidar os amigos para realizarem trocas de peças e ficar com aquela lembrança de amizade querida em seu closet, ou fazer aquele brechó online.

 

6- Customize

 

Nada melhor do que aquela reforma em uma peça que já nos acompanha há tantos anos que já faz parte da nossa personalidade. Ou então, uma boa customizada com detalhes que evidenciem nossa personalidade. O do it yourself nunca esteve tão em evidência, e passeia desde a aplicação de patches nas jaquetas até os detalhes rasgados com cara de despropositais no jeans. Encurtar a barra da calça também pode ser uma pedida para dar aquela cara nova às peças antigas.

 

7- Questione sempre

 

Sempre que for consumir, questione o que puder, pois é através das perguntas que você vai perceber a relevância de adquirir uma nova peça. Assim, você vai perceber muito além da sua estética, compreendendo se ela combina com seu bolso, se é de qualidade, se a procedência não envolve trabalho desumano ou poluição ao meio ambiente e, por fim, se ela combina com você.

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário