22 DE MARÇO É DIA MUNDIAL DA ÁGUA: DICAS PARA ECONOMIZAR

Em 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, recurso natural e não renovável que é essencial para a existência da vida na terra. Você sabia que somente 1% da água do planeta é doce e, boa parte dela já está poluída? A seguir, a Breda Alfaiataria apresenta algumas dicas básicas que vão fazer você valorizar muito mais este presente da natureza:

 

 

 

- Tome banhos mais curtos: Se cada pessoa reduzisse em cinco minutos o tempo de banho diário, daria para economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês.

- Feche o chuveiro sempre que possível: Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. Assim, o consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho.

- Mantenha a torneira fechada: Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada, abrindo-a apenas quando for usar, e não para ficar ouvindo o barulho dela indo pelo ralo em vão. A economia é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.

- Cuidado com os vazamentos: Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

- Use a descarga com consciência: Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

- Limpe antes de lavar: Na hora de lavar louça, retire o excesso de comida, encha a pia de água e tranque a saída, a fim de ensaboar toda ela e ligar a torneira somente na hora de retirar o sabão. Com a máquina de lavar louças, tenha atenção para ligá-la apenas quando estiver cheia.

- Lave a roupa com menos frequência e mais atenção: Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez ou até mesmo prestar atenção se é necessário lavar. Calças e casacos podem ser usados várias vezes, somente as blusas e roupas íntimas é que devem ser lavadas após um único uso.

- Não utilize a mangueira: Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira. Se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

- Use a vassoura para limpar a calçada: Não utilize a mangueira ou lava jato para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso, como a utilizada para lavar as roupas ou tomar banho.

- Cuide da água da piscina: Sempre que não utilizada, a piscina deve ser coberta, assim, a evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, a perda chega a ser de 3.785 litros por mês, o suficiente para consumo de quatro pessoas por um ano.

- Atente-se à caixa d’água: Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances dela durar mais tempo são maiores.

- Aposte em sistemas de reutilização: Os sistemas de reuso profissionais são caros, mas são um investimento que, em longo prazo, gera economia no consumo de água. Para uma casa de 200 m², o sistema custa entre R$ 6 mil e R$ 10 mil que podem ser pagos em até quatro anos. Ele redireciona a água do chuveiro, máquina de lavar e pia usadas para outros usos como dar a descarga, por exemplo.

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário