Especial Dia do Cliente: dicas para encantar seus clientes

Dia 15/09 é comemorado o Dia do Cliente! Nada melhor para comemorar essa data importante para o comércio do que dando o melhor de si para agradar quem é o motivo de sua marca existir: seu cliente.

O segredo para sua loja crescer é fazer com que seus consumidores não sejam apenas clientes, mas sim que se tornem fãs do seu negócio, lembrem-se de você antes do que dos concorrentes e que divulguem seu negócio por você.

É o sonho de qualquer empreendedor, por isso, vamos dar algumas dicas para encantar seus clientes e torná-los seus maiores parceiros!

Atendimento impecável

O atendimento deve ser o foco principal da sua loja. Claro que você precisa treinar os vendedores e funcionários em conhecimentos mais técnicos e administrativos para que a loja funcione de forma correta.

Mas, lembre-se sempre de que o atendimento é um dos principais fatores de encantamento do cliente. Ou seja: invista também em treinamentos de relação interpessoal, atendimento ao cliente e excelência ao lidar com o público.

Vários concorrentes podem oferecer o mesmo produto que você, mas o atendimento especial é algo que torna uma loja única e a transforma em referência para os consumidores.

Transforme a compra numa experiência inesquecível

Não estamos falando de sua loja sofrer uma grande reforma ou que recomece do zero. Pequenas mudanças podem gerar grandes impactos na experiência se pensadas com cuidado. Quer exemplos?

  • Capriche na limpeza da sua loja, não deixe nenhum cantinho com poeira;
  • Escolha uma trilha sonora condizente com seu público e certifique-se de que a música não fique alta demais, o que é desagradável;
  • O provador de roupas deve ter privacidade, mas ao mesmo tempo ser bem iluminado e ventilado, para que os clientes não se sintam sufocados ao usá-lo;
  • Tenha um local em sua loja para os clientes ou acompanhantes descansarem, como cadeiras confortáveis, pufes ou um sofá num cantinho;
  • Também é interessante oferecer café ou água para os clientes, é um gesto simples mas que encanta muitos;
  • Uma loja perfumada é super agradável! Escolha uma fragrância para chamar de sua e deixe a loja com um cheiro discreto e que não irrite as narinas;
  • As roupas ou uniformes de seus funcionários devem estar alinhadas e bem passadas, para não passar a impressão de desleixo;
  • O balcão do caixa e araras de roupas devem estar sempre organizados e livres de bagunça!

Evite o NÃO

Mesmo que ocorra uma situação que você não consegue resolver, não é legal começar a responder seus clientes com um NÃO, isso torna a experiência do cliente um pouco negativa, ainda que inconscientemente.

Encontre outras formas de desenvolver suas respostas. Por exemplo: o cliente gostou de uma peça e perguntou se tem desconto. Ao invés de responder com um "não”, fale que a loja tem peças similares em preços mais acessíveis.

Pode parecer um detalhe insignificante, mas para o cliente, o NÃO é a sua loja admitindo que não consegue atender seus desejos.

Viu só? Não é preciso ter um orçamento enorme ou fazer grandes revoluções para garantir um bom atendimento. São os detalhes que melhor ajudam a encantar seus clientes!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário