Cuidados para sua roupa social durar mais tempo

A durabilidade de uma peça de roupa depende de vários fatores, mas alguns deles podem ser controlados por você:

  • Escolher peças de qualidade e tecido superior no momento da compra
  • Tomar alguns cuidados básicos para preservar as peças
  • Realizar manutenção das roupas sempre que possível

Hoje daremos algumas dicas para que suas peças tenha sua vida útil muito maior!

Cuidados para sua roupa social durar mais tempo

Lave menos

Atenção: não estamos dizendo para você usar sua roupa suja, amassada ou com cheiro ruim! A dica aqui é não lavar peças que você usou e não estão tão sujas assim (nem com cheiro de suor, cigarro, churrasco, etc).

São aquelas roupas que você colocou em dias mais friozinhos, que não teve que caminhar muito, não pegou ônibus cheio e por aí vai.

Assim que chegar em casa, pendure cada peça do avesso em um cabide separadamente e deixe arejando ao longo da noite. Essa ventilação deixará a peça nova para um reuso antes da lavagem.

Não use sua roupa social para ficar em casa

Tenha algumas mudas de roupa específicas para usar em casa. Não precisa ficar desleixada ou de pijama o dia inteiro, mas tenha roupas mais confortáveis para cozinhar, ver televisão, almoçar em casa.

Peças de malha e algodão são ótimas para isso, sem deixar de serem bonitas. Além disso, você não corre o risco de arranhar, manchar ou molhar as peças sociais.

Obedeça as instruções de lavagem

Não tenha preguiça de ler as instruções na etiqueta de cada peça, elas estão ali por um motivo e devem ser seu guia técnico de lavagem.

Lave as peças delicadas à mão

Deixe a preguiça de lado e dê um tratamento especial às peças mais delicadas, de renda, seda ou com bordados.

A dica para lavar à mão é: dilua um pouco de sabão em um balde de água fria e mergulhe a peça por aproximadamente 20 minutos. Não esfregue nem torça (apenas friccione delicadamente as axilas da peça). Enxágue duas vezes e não torça, apenas aperte a peça contra uma toalha de cor clara.

Tire as manchas antes de lavar

Quanto mais tempo a mancha fica na peça, mais ela é absorvida pelo tecido, tornando-a impossível de ser removida depois de muito tempo sem causar danos significativos à roupa.

Por isso, tente tirar a mancha da peça o mais rápido possível e sempre antes de lavá-la. Dica: água fria é melhor para isso e um pouco detergente líquido incolor também ajuda.

Seque as peças do jeito certo

Use pregadores de roupa somente quando necessário. Para camisas e blusas, prefira cabides, que já deixam o tecido secar bem esticado e sem marcas. Peças de tricô, lã e malha devem secar abertas na horizontal, por cima dos fios do varal e, de preferência, com uma toalha de cor clara por baixo.

Só use a secadora em último caso, pois o calor intenso estraga as fibras de tecido ao longo do tempo.

Anotou tudo? Com esses cuidados para sua roupa social durar mais tempo com certeza você terá peças que irão acompanhá-lo por muitos anos!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário