Como se vestir para uma reunião de negócios

Se você trabalha em um ambiente formal, está sempre vestido com roupa social. Porém, para os homens que trabalham com roupas mais casuais, é importante se vestir de maneira diferente quando uma reunião acontece.

Para quem não está acostumado a se vestir socialmente sempre, elaboramos algumas dicas para ser mais fácil se adaptar e não fazer feio diante de clientes ou fornecedores.

Como se vestir para uma reunião de negócios

Antes de tudo, entenda qual é o tipo de reunião que você vai: reunião de vendas? De compras? De rotina? Reunião formal? Se for apenas uma reunião de rotina, por exemplo, você deve ir de social, porém sem estar formal demais. Já uma reunião com clientes novos, por exemplo, é necessário passar a imagem correta para ter sucesso na prospecção.

Estude o tipo de cliente, o tamanho da empresa e aí sim defina qual será sua roupa. Parece bobagem, mas a roupa certa ajuda a passar uma boa impressão e imagem pessoal, ganhando pontos para "conquistar” o cliente. Por exemplo: se você estiver vestido muito mais formalmente e elegante do que o cliente, talvez o deixe desconfortável demais e até pode ser que ele se sinta oprimido por você. Dependendo de seus objetivos, não é interessante causar esse tipo de impressão.

O inverso também ocorre: se você está simples demais numa reunião com um cliente em potencial que é bastante grande, pode passar uma imagem desleixada ou de que não é apto o suficiente para aquele contrato.

Descubra mais algumas dicas simples, porém importantes na hora de definir sua roupa para uma reunião:

1. Pode não ser explícito em todos os lugares, mas sempre há um código de vestimenta aonde quer que você vá.

2. Mesmo se a reunião não é de vendas, lembre-se de que você sempre está tentando vender (seja a imagem da empresa, a imagem de que você é a solução que eles precisam, etc).

3. Lembre-se sempre do estado de espírito que a reunião exige e não tenha vergonha de entrar num personagem para atingir seus objetivos, apenas tome cuidado para não soar exagerado ou falso.

4. Algumas vezes, vestir-se de forma mais casual pode significar para seu cliente que você é mais acessível. Porém, não seja relaxado!

5. A pior coisa que você pode fazer a seus clientes é não corresponder as suas expectativas. Ou seja: se você se vestir elegante e imponente, aja como tal.

Anotou as dicas? Como você costuma se vestir para uma reunião de negócios?

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário