Como passar camisa social e outras dicas para passar roupa do jeito certo

Passar roupa do jeito certo pode ser um desafio para quem lava suas próprias roupas em casa. Normalmente, na correria do dia a dia, é comum se atrasar para o trabalho por ter que passar camisa social em cima da hora.

Também surgem muitas dúvidas as respeito da melhor forma de passar roupa para não estragar o tecido nem correr o risco de queimar a peça. Veja nossas dicas para passar roupa do jeito certo!

Uma roupa bem passada passa instantaneamente a impressão de cuidado com imagem pessoal e elegância.

Temperatura certa para o material da camisa

Não só para a camisa, também é importante estar atento ao tecido de todas as peças que serão passadas. A temperatura indicada muda de acordo com o material da roupa, se é de tecido natural, sintético, fino, delicado e assim por diante.

Normalmente, tecidos naturais suportam temperaturas elevadas, enquanto que tecidos sintéticos não podem ser passados com o ferro quente demais.

Ajuda saber o que significam as etiquetas nas peças de roupas (clique aqui para saber o que cada símbolo significa), pois isso vai informar qual a temperatura máxima indicada para a peça.

Nossa dica rápida é: separe pilhas com os tipos de tecidos que vão com cada temperatura do ferro, assim você não corre o risco de estar com o ferro quente demais ao passar aquela blusa ou lenço mais delicado.

Mesmo que sua camisa social seja de um tecido natural, tente evitar estar com o ferro exageradamente quente ao passá-la.

como passar camisa social

Peças do avesso

A melhor solução para não danificar as peças nem deixar marcas e vincos indesejados é virar do lado avesso.

Caso você não goste, uma dica especial para que as mangas das camisas não fiquem com vincos é colocar uma toalha seca amassada por dentro da manga e segurar com uma mão, enquanto passa a manga com a outra. Apenas tome cuidado para não se queimar!

Tecidos delicados

Alguns tecidos delicados podem estragar ao serem passados a ferro, mesmo virando a peça do avesso. Para prevenir acidentes, use sempre uma peça de outro tecido, toalha de prato ou fralda de pano por cima da peça a ser passada, para que o calor excessivo não danifique a peça.

Sem nenhum pelinho

É comum ficarem alguns pelinhos ou sujeirinhas grudados na camisa após ela estar pronta. Para resolver esse problema, passe um pano limpo e úmido na peça já passada sempre na mesma direção.

Lisa por mais tempo

Para que o efeito do ferro de passar dure por mais tempo e sua roupa social fique lisa por mais tempo, logo após retirá-la do ferro aplique um jato de ar gelado, como o secador de cabelos no modo frio, por exemplo.

Para não precisar passar

Anote algumas dicas para que sua roupa fique menos amassada o possível e você não precise passar todas as suas peças:

Não deixe a máquina de lavar tão cheia assim, pois as roupas irão ficar emboladas lá dentro na hora da lavagem e, consequentemente, sairão da lavagem mais amassadas.

Logo que o ciclo da máquina de lavar (ou de secar) terminar, retire as peças do interior, para que não fiquem amassadas por muito tempo.

As máquinas lava e seca atuais tem funções próprias para que as roupas saiam mais fáceis de serem passadas. Tire-as ainda úmidas após a secagem e estique levemente cada peça com as mãos, para tirar marcas e já deixar tudo dobrado.

Pendure as camisas ainda úmidas em cabides para que terminem de secar, assim elas não ficarão com marcas dos pregadores.

Anotou as dicas? Conte para nós o que você faz para passar roupa do jeito certo!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário