Como evitar manchas de suor na camisa social

Uma das coisas mais comprometedoras para a elegância de uma pessoa é usar camisas sociais com mancha de suor.
 
Não apenas aquela mancha transparente, que é causada pelo suor em dias mais quentes, mas também as manchas mais antigas, que ficam amareladas e viram marcas permanentes no tecido, estragando a camisa completamente.
 

Como surgem as manchas nas camisas?

Primeiro, é preciso saber como aparecem as manchas, já que o suor é transparente. O que acontece é uma reação do suor com o desodorante que fica no tecido.
 
Os desodorantes têm, em sua fórmula, uma composição com alumínio, que em contato com o sal, óleos e proteínas expelidos pela transpiração, causam a reação amarelada e, por vezes, com uma camada mais grossa.
 
Ao usar uma roupa e não lavar imediatamente o suor que ficou grudado, a mancha vai se fixando (e isso só piora com o tempo, já que cada vez mais produto se acumula no tecido).
 
Uma coisa que piora muito as manchas de suor na camisa social é passar a ferro em cima do local onde já existe um acúmulo de suor, pois isso irá fixar a mancha.
 

Mas então, como evitar manchas de suor na camisa social?

Prefira camisas de qualidade produzidas com tecidos naturais, que deixam o corpo transpirar e o suor evaporar. Clique aqui para saber mais sobre os tipos de tecidos naturais que existem. 
 
como evitar manchas de suor nas camisas
 
Use uma camiseta por baixo de sua camisa social. Assim, você evita que o suor entre em contato diretamente com a camisa. Leia mais sobre esse truque. 
 
Evite o exagero no desodorante: use apenas o necessário para não encharcar a camisa. Também é importante esperar que ele seque bem antes de vestir sua roupa; os aerossóis são os que secam mais rápido e têm toque seco.
 

Minha camisa manchou, o que devo fazer?

Se mesmo assim, você notou algumas manchas de suor na camisa social, você pode tentar alguns truques:
 
Misture 1 colher de bicarbonato de sódio em pó com 1 colher de vinagre branco na proporção e coloque sobre a mancha, deixando agir por 30 minutos. Lave a área em seguida com água corrente e repita o processo se necessário.
 
É importante lembrar que isso deve ser feito logo que a camisa for manchada, pois se o dano for antigo (ou já passado a ferro), a mistura não fará tanto efeito.
 
Saiba cuidar corretamente das suas roupas e evite manchas de suor na camisa social!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário