Como dobrar camisas sociais

A camisa social faz parte da vestimenta da maioria dos homens, pois desde mais novos eles já possuíam pelo menos uma peça em seus guarda-roupas, para vestir em ocasiões formais como festas de debutantes e eventos com seus pais.

Mesmo assim, muitos deles até hoje ainda não sabem muito bem como dobrar camisas sociais, optando por sempre deixá-las guardadas penduradas em cabides, o que facilita muito na organização do armário e evita que fiquem amassadas.

Porém, nem sempre é possível ter espaço para guardar todas as camisas em cabides, e muitas vezes é necessário que elas fiquem guardadas em gavetas e prateleiras, ou até mesmo que sejam dobradas para caber numa mala de viagem.

Como dobrar camisas sociais:

O método mais clássico e feito pela maioria das pessoas é o seguinte:

1) Feche todos os botões da camisa e estenda a peça em uma superfície lisa (pode ser uma mesa ou sua cama) com os botões virados para baixo;

2) Dobre uma das mangas em direção ao centro, deixando um espaço de aproximadamente 2 dedos entre a gola e o ombro;

3) Vire a manga para baixo, formando uma diagonal no tecido. Atenção: o punho da camisa não deve ultrapassar sua barra inferior;

4) Repita o processo do outro lado, dobrando a outra manga em direção ao centro da camisa e repeitando o espaço de 2 dedos entre ombro e gola;

5) Novamente, dobre a manga para baixo;

6) Dobre metade da camisa para cima, mas sem cobrir a sua gola;

7) A camisa está pronta para ser guardada!

Dicas:

Se você deseja economizar mais espaço ainda, ao invés de dobrar a camisa na metade na última etapa, dobre-a em 3 partes.

Alguns homens usam um retângulo de papelão para ajudar na hora de dobrar suas camisas. Porém, com o tempo você pegará mais prática e não vai precisar mais desse truque.

Método alternativo para dobrar camisas sociais:

Esse método é parecido com o primeiro, porém, a manga é dobrada em "zigue-zague” por cima dela mesma, ao invés de ser dobrada para baixo na diagonal. Veja:

Porém, se a camisa for ficar muito tempo dobrada desta maneira, o tecido corre o risco de ficar marcado com as dobras, sendo necessário passar a ferro as mangas novamente antes de usar a peça.

Como dobrar camisas sociais para colocar na mala:

Para transportar suas camisas durante uma viagem, a melhor maneira de evitar que o tecido amasse ou fique muito marcado, é dobrar a camisa feito um rolinho. Além disso, esse modo economiza muito mais espaço na sua mala. Aprenda a fazer:

1) Feche todos os botões da camisa e estenda a peça em uma superfície lisa (pode ser uma mesa ou sua cama) com os botões virados para baixo;

2) Dobre uma manga por cima da outra, deixando a camisa exatamente na metade;

3) Dobre as duas mangas ao mesmo tempo para baixo, na diagonal;

4) A partir daí, enrole a camisa para cima, até chegar na gola. Seja firme e segure bem o tecido, para que ele não fique com partes soltas que correm o risco de amassarem mais;

5) Feche bem o rolinho e encaixe dentro de sua bagagem.

Dica: se durante sua viagem você não tiver como passar suas camisas, deixe-as menos amarrotadas antes de usar pendurando-as em cabides com os botões fechados e deixe pendurada no banheiro enquanto você toma banho com a porta fechada. O vapor da água irá ajudar a "amaciar” o tecido. Após o banho, estique sua camisa na cama e passe-a com as mãos para esticar o tecido.

Você usa algum método diferente para dobrar suas camisas sociais? Conte para nós!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário