Como criar uma boa variedade de cores em roupas sociais

Pode parecer difícil criar uma paleta de cores quando se trata de roupas sociais. Aliás, algumas pessoas têm dificuldade em criar uma boa variedade de cores em até mesmo em roupas casuais.

Não se deve apenas juntar peças coloridas para criar um look. É preciso fazer com que elas harmonizem entre si e com os acessórios escolhidos, para que a produção não fique estranha ou exagerada.

Como criar uma boa variedade de cores em suas roupas sociais

Primeiro você deve catalogar todas as peças que tem para ficar mais fácil visualizar todas as suas opções. Essa organização tem muitas vantagens: você pode perceber se repete algum padrão de cores (por exemplo: só tem camisas brancas e azuis, e pouquíssimas ou nenhuma camisa de outra cor), se tem peças que não combinam com mais nada, se seu armário tem mais peças coloridas ou neutras, etc.

dicas para variar cores na roupa social

Nossa dica para conseguir catalogar suas peças é, antes de tudo, separá-las em partes de cima e partes de baixo.

Depois de formar estes dois grupos, anote em cada um deles quantas peças são coloridas e quantas são neutras. Precisa de um exemplo? Veja só:

  • 20 partes de cima (incluindo camisas, paletós e coletes) – 14 são neutras e 6 são coloridas
  • 6 partes de baixo (calças sociais) – todas são neutras

Realizando essa análise, você consegue perceber que tem pouquíssimas peças coloridas. Para quem deseja criar uma variedade de cores em suas roupas sociais, sabe que suas próximas compras devem ser peças mais coloridas.

Você ainda pode dividir suas peças coloridas entre tons pastéis e tons fortes, camisas casuais e camisas sociais ou até mesmo separar por tecido ou roupas de inverno e roupas de verão.

Como usar roupas sociais coloridas sem exagero?

É possível começar com camisas lisas coloridas, indo pelos tons pastéis como lilás, rosa e verde até chegar em cores mais fortes, como o vinho, roxo, laranja queimado.

variedade de cores na roupa social

A regra de ouro aqui é confiar no seu bom senso: se você está usando uma parte de cima muito colorida (seja lisa ou estampada), a calça precisa ser neutra.

Isso não significa que ela precisa ser preta,mas você deve observar o que equilibra mais com a cor de cima. Pode ser uma calça cinza, uma risca de giz discreta ou até mesmo uma calça de sarja em um tom claro.

Para começar a explorar as cores sem ousar demais, vale a pena apostar em camisas xadrez. É uma ótima solução e pode ser usada nos mais diversos ambientes, devido à variedade de grossura nas listras.

Dica de ouro para criar variedade de cores nas roupas sociais

Não se esqueça do grande truque para trazer mais cor para sua roupa social: as gravatas. Saiba como usá-las e combiná-las com suas roupas em nosso Manual da Gravata.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário