Chegou a época das festas: como se vestir para formaturas

Quem está cursando a faculdade ou conhece alguém que ainda estuda sabe que o começo do ano é a época das festas, onde a maioria das universidades realiza suas festas de formatura.

Para não errar e fazer bonito na hora de escolher sua roupa, damos todas as dicas de como se vestir para formaturas. Confira!

como se vestir para formaturas

Passo-a-passo de como se vestir para formaturas:

1. Qual é a formatura? É importante levar em conta se a formatura é do 9º ano, colegial ou faculdade. Pode parecer que não, mas isso muda a forma de se vestir em cada uma dessas ocasiões. Formaturas de nono ano e colegial costumam ser mais informais, a não ser que o colégio seja super tradicional.

Já as formaturas de faculdade sempre são mais formais. Note que esse tipo de evento pode até ser mais descontraído, mas toda a pompa torna a ocasião formal e deve-se levar em conta ao escolher como se vestir.

o que vestir numa formatura

2. Descubra qual o traje da festa. Se houver um traje obrigatório, ele estará descrito no convite (e é possível desvendar o que significa cada um clicando aqui). Porém, se não houver nenhuma indicação do que vestir, você deve se informar sobre o local, horário e tema da festa, que ajudam muito a definir a escolha da roupa.

Uma festa durante o dia é bem diferente de uma festa à noite. Se você for o formando, informe-se com os professores e com a comissão de formatura sobre o melhor traje a ser usado.

dicas de como se vestir numa formatura

3. Leve o clima em consideração. Calor e frio influenciam muito na hora de escolher uma roupa para formatura. Isso porque é preciso estar confortável para conseguir curtir a festa sem passar mal de calor ou ficar tremendo de frio. Para dias mais quentes, aposte em tecidos leves e naturais que deixem o corpo transpirar.

Mulheres podem usar vestidos mais cavados e cabelos penteados em coques para ajudar a driblar o calor. Em dias frios, o terno completo é um bom aliado contra o vento e vestidos de mangas ou longos ajudam bastante também.

4. Formatura não é uma balada entre amigos. O clima de despedida e curtição será grande, mas é preciso lembrar que formaturas são eventos sociais onde estão presentes, além dos formandos, seus professores, diretores, amigos e muitos membros da família.

Portanto, é importante vestir-se com elegância e bom gosto e deixar as "roupas de balada” para outras ocasiões.

que sapato usar numa formatura

5. Deixe o formando brilhar! Se você é apenas um convidado, lembre-se de que você está prestigiando e celebrando a vitória de outra pessoa. Por isso, por exemplo, evite usar gravata borboleta ou trajes de gala (a não ser que o convite peça especificamente esse tipo de traje).

Parece que as regras são muitas, mas use-as como um guia para definir como se vestir para formaturas mantendo sua personalidade e continuando adequado à ocasião. Boa festa!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário