Paixão em dose dupla: aprenda a harmonizar cerveja com chocolate

Quando o assunto é cerveja e chocolate, fica difícil escolher o favorito. Mas e quem disse que precisa escolher? O Blog da Breda Alfaiataria trouxe dicas imperdíveis de harmonização entre esses dois queridinhos que agradam demais o paladar para serem apreciados separadamente.

 

Harmonizar chocolate com cerveja traz uma memória afetiva, resgata aromas e paladares sempre presentes na vida, agora é preciso prestar atenção em alguns detalhes envolvendo similaridade e contraste, ou a cerveja oferece os mesmos sabores do chocolate, ou através de sabores opostos, cria um terceiro sabor. É para brincar até cansar com as combinações. Siga algumas recomendações certeiras que prometem uma explosão de sabor:

 

Chocolate branco: Indicado harmonizar com os estilos Strong, Brown e Fruit. Assim, combina-se o tipo de chocolate mais doce que tem com uma bebida mais ácida e cítrica.

 

Chocolate ao leite: Recomendado harmonizar com os estilos Dubbel, Stout, Porter e Doppelbock. O resultado é uma mistura com o doce do chocolate e as notas de café das cervejas, dando um gostinho que lembra o Mochattino.

Chocolate meio amargo: Indicado recorrer a opções Stout, Porter e Schwarzbier. Harmonizado com cervejas mais marcantes, mas que não estejam muito geladas, ele dá um contraste magnífico entre o doce do chocolate e a cerveja.

Chocolate de 60% a 100% cacau: Chocolates com mais de 60% cacau são indicados em combinação com as Imperial Stouts e Tripel. Opções de bebida com mais teor de álcool casam bem com as propostas mais concentradas de cacau, pois dão a sensação de aquecer e ajudar a derreter o chocolate.


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário