Em clima de comemoração: acerte no dress code desvendando trajes de festa

Aqui no blog da Breda Alfaiataria já demos algumas dicas de como se vestir nas comemorações de fim de ano, principalmente nas temidas festas da empresa.

O que também costuma acontecer nessa época do ano é receber convites de festas que têm um dress code definido. Mas como saber o que significa cada tipo de traje? Seja no fim de ano ou em qualquer outra época, parece um desafio conseguir acertar que roupa usar nessas ocasiões.

Por isso, fizemos uma rápida lista indicando o que pode ser usado em cada tipo de festa, para que você não tenha mais problemas na hora de se produzir para um evento.

Acerte no dress code desvendando trajes de festa!

Traje esporte fino

O traje esporte fino também é conhecido como traje passeio. Não é um dress code tão rígido, mas isso não significa que é aceitável se vestir "de qualquer jeito”: é preciso estar atento aos detalhes e à qualidade das peças usadas.

É um traje que pode ser usado em eventos como coquetéis, teatros e vernissages, almoços formais, reuniões com clientes, entre outros.

As mulheres podem usar macacões, saias, calças (dependendo da ocasião, até jeans lisos combinados com blazer ou camisa), camisas e casaquetos. Para incrementar o visual, os acessórios devem ser elegantes e refinados, nada de bijuterias com aparência barata.

Para os homens, calça jeans, de sarja ou social, camisas, e sapatos (que podem ser mocassins ou sapatênis também). É possível usar blazer para deixar o look mais elegante. Clique aqui para ler mais sobre roupas esporte fino masculinas.

Traje social ou passeio completo

O traje passeio completo é o mais usado em formaturas e casamentos. Esse tipo de traje não é tão rigoroso quanto o Black Tie, mas deve-se ter uma atenção especial aos tecidos escolhidos, acessórios, maquiagens e penteados.

Um traje social feminino pode ter calças sociais, vestidos longos, midi ou curtos (apenas um pouco acima do joelho). Os acessórios são brincos elegantes, pedrarias e muito brilho. As bolsas devem ser pequenas tipo clutches.

Homens de traje passeio completo devem usar camisa abotoada com colarinho alinhado, gravata, calça social e sapato. O uso de blazer é praticamente obrigatório. Dica: para dar um toque moderno ao look, é possível usar sapatos sociais sem meia ou com meias coloridas.

Traje Black Tie ou à rigor

Tenha em mente que, ao vestir um traje à rigor, é como se você estivesse participando de um tapete vermelho em Hollywood! Aqui é o momento de ser elegante e impecável, usar suas melhores roupas e aqueles acessórios que você tem guardados para uma ocasião especial, como óperas, bailes e casamentos que tenham esse dress code.

As mulheres devem usar vestidos longos e tecidos nobres; bordados e rendas elaboradas são bem-vindos.

Homens devem estar com traje completo: camisa abotoada, calça social, colete, cinta, blazer, sapato e gravata borboleta, que é típica desse tipo de traje. Porém, saiba que essa gravata não precisa ser obrigatoriamente preta, assim como o terno, que pode ser azul marinho.

Agora que você está desvendando trajes de festa como um expert, prepare-se para uma noite cheia de glamour!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário