5 hábitos que destroem suas roupas

Se você tem a impressão de que suas roupas duram pouco tempo ou que sempre aparece algum defeito, saiba que a culpa pode ser sua. Existem alguns hábitos que destroem suas roupas e que, quando cometidos constantemente, podem estragar até mesmo as roupas mais caras e de maior qualidade que você tem.

Se você não mudar seu jeito de cuidar das peças, não há orçamento que resista.

Conheça os 5 hábitos que destroem suas roupas:

  1. Lavar suas peças do jeito errado
  2. Secá-las constantemente na secadora
  3. Passar as peças com o ferro quente demais
  4. Deixar para depois as pequenas manutenções necessárias
  5. Não remover as manchas enquanto ainda estão "frescas”

Parece muito fácil deixar de ter esses hábitos, mas com certeza você já cometeu algum deles e estragou uma peça que gostava apenas por não estar atento ao correto manuseio da roupa.

Para parar de vez com os estragos que poderiam ser facilmente evitados, fizemos uma lista para que você consiga evitar esses hábitos nocivos e manter suas peças como se fossem novas:

Lave suas peças do jeito correto

Muitas máquinas de lavar roupa modernas têm várias opções de temperaturas e ciclos de acordo com o tipo de tecido que você está lavando. Invista um tempinho para ler o manual e entender como usar cada opção.

Sempre que possível, escolha o ciclo suave, que irá sem menos agressivo com as peças, pois terá uma velocidade reduzida na lavagem.

Lembre-se também de virar as peças do avesso antes de lavar na máquina; isso garante que as cores demorem mais a desbotar e que o tecido não fique tão desgastado.

Peças delicadas sempre devem ser lavadas na mão, porém não é recomendado que você esfregue demais ou torça o tecido.

Prefira sabão para roupas líquido ao invés do em pó: ele não acumula tanto nas peças.

Evite usar demais a secadora de roupas

O calor excessivo pode estragar o tecido, a elasticidade e as partes de metal das roupas. Por isso, a não ser que seja estritamente necessário, a recomendação é que as roupas sequem no varal.

Para você saber: as peças que sofrem menos danos quando secadas na máquina são roupas íntimas (exceto sutiãs), roupas de ginástica e jeans. Apenas cuidado para que eles não encolham.

Ajuste o ferro de passar para a temperatura adequada

Muitas roupas são arruinadas por conta de um ferro quente demais. Confira na etiqueta de cada peça qual a melhor temperatura.

O ferro deve estar limpo e com manutenção em dia, pois pode soltar manchas de ferrugem na roupa caso esteja velho demais.

É sempre bom lembrar: é muito mais fácil passar roupa quando as peças ainda estão úmidas, assim você não precisa esquentar tanto a temperatura para conseguir desamassar a roupa e, consequentemente, irá poupar o tecido de maiores estragos. Se você for passar uma roupa já seca, use um spray de água para molhar levemente a área que será passada.

Leve suas roupas para a costureira o mais rápido possível

Pode dar preguiça, porém, assim que um pequeno defeito surge em suas roupas, é necessário consertá-los: rasgos, desfiados e buracos podem aumentar com rapidez e o resultado será uma peça que não tem mais como ser arrumada.

Remova manchas imediatamente

O melhor modo de se livrar das manchas é retirá-las enquanto ainda estão úmidas. Quanto mais tempo se passar, mais a mancha irá penetrar e se fixar no tecido, tornando-se quase impossível de ser removida depois.

Com manutenção regular e eliminando esses hábitos que destroem suas roupas, suas peças irão durar por muitos anos como se fossem novas!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário