Que roupa usar numa entrevista de emprego?

Já falamos em nosso blog algumas dicas para ter sucesso profissional e até mesmo ensinamos como um homem deve se vestir para uma reunião de negócios.  
 
Porém, se você está procurando emprego ou até mesmo quer mudar de empresa, também é preciso anotar algumas dicas valiosas para saber como se vestir adequadamente.
 
Afinal, muito homens não sabem que roupa usar numa entrevista e acabam passando uma imagem pessoal errada e até mesmo perdendo pontos em relação aos outros candidatos.
 

Mostre profissionalismo e elegância! Anote nossas dicas para se vestir para uma entrevista de emprego.

Existem duas regras que você deve ter em mente na hora de se arrumar: 
  1. nunca se vista melhor do que seu futuro chefe
  2. nunca se vista pior do que os outros funcionários
Pode parecer bem difícil adivinhar como seu futuro chefe talvez esteja vestido na ocasião, ou até mesmo como os outros funcionários costumam se vestir na empresa.
 
Mas você não precisa adivinhar nada, existem alguns meios de descobrir qual será a melhor roupa para usar na sua entrevista de emprego.
 
que roupa usar numa entrevista
 
Anote:

Pesquise o perfil da empresa

Se você está se candidatando para uma empresa na área financeira, certamente o perfil de vestimenta dos funcionários será bem diferente de uma agência de publicidade, por exemplo.
 
Por isso, é importante você pesquisar o perfil da empresa em que irá fazer sua entrevista, para garantir que não irá aparecer de roupas casuais numa multinacional tradicional e cheia de executivos sênior que se vestem de forma impecável.
 

Não exagere

Assim como é necessário descobrir o perfil da empresa antes de escolher sua roupa para a ocasião, você também precisa lembrar de não exagerar.

Exagero é o contrário da elegância.

Além disso, se você surgir de terno e gravata para uma entrevista num local informal ou para um cargo de estágio, por exemplo, estará muito exagerado e com certeza passará uma imagem levemente arrogante.

 
Se quiser estar bem vestido sem exagerar, opte por um jeans reto e escuro, uma camisa ou blusa reta e um paletó aberto sem gravata, por exemplo.
 
que roupa usar numa entrevista
 

Cuidado com o desleixo

Mesmo não querendo exagerar, existem algumas peças que são proibidas de usar numa entrevista de emprego.
 
Tênis esportivos e coloridos, regatas, gorros, bonés, chapéus, jeans rasgados e jaquetas com aplicações de patches ou estampas malucas estão proibidos em entrevistas de emprego.
 
Mesmo se você está sendo entrevistado num local descolado, existem limites. Nesse caso, é possível demonstrar seu estilo de outras formas, como o uso de gravatas e camisas diferentes ou então acessórios como pulseiras e relógios com personalidade. 
 
Querer ser básico demais também pode gerar problemas com sua imagem pessoal, mesmo em entrevistas para lugares onde o código de vestimenta não é tão restrito. Por isso, o uso desses acessórios também é recomendado nessas ocasiões.
 

Não use roupas velhas

Independente do perfil da empresa e do que você decidiu vestir em sua entrevista de emprego, jamais use roupas velhas, com manchas, tortas ou pequenos rasgos.
 
Sapatos opacos e malcuidados também estão fora de cogitação.
 
Use roupas de qualidade, bem cuidadas e limpas, para garantir que fará uma boa apresentação pessoal com uma imagem que impressionará seus entrevistadores e futuros chefes.
 
Boa sorte!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário