Tipos de colarinhos de camisas

Você pode pensar que são todos iguais ou que eles têm mínimas diferenças entre si: mas existem vários tipos de colarinhos de camisas!

Muitos homens nem chegam a prestar atenção na parte da camisa, que é apenas um detalhe que "serve de apoio” para gravatas.

Porém, existem sim diferentes modelos de colarinhos e saiba que cada um deles se adéqua melhor ao tipo de terno, gravata e nó de gravata diferente.

Conheça os tipos de colarinhos de camisas:

Colarinho italiano

É o que tem as pontas mais separadas e ligeiramente curtas. É indicado para produções mais formais e, por conta do grande espaço entre suas pontas, fica muito bom com nós de gravatas volumosos e largos, como o Duplo e o Meio-duplo (também conhecidos como Windsor e Half-Windsor).

Colarinho inglês

Ele é bem pontudo e longo, com um aspecto mais fechado do que outros nós. Por ser comprido e mais estreito, não é muito indicado para homens magros demais, ficando melhor em homens de rosto redondo.

Use-o com ternos mais ajustados ao corpo, tipo modelo slim, e com gravatas sem tanto volume, como o nó Windsor. Esse tipo de colarinho também é muito usado sem gravata, pois por si só já garante elegância ao visual.

Colarinho francês

É o mais clássico e comum de ser encontrado nas lojas. É mais tradicional e tem um corte mais neutro, nem pontudo, nem longo, nem aberto.

Fica bom com todos os cortes de terno tipos de rosto. Ou seja: também fica bom com todos os nós de gravata, por isso faz tanto sucesso entre os homens.

Colarinho americano

Além de ser mais pontudo, tem uma característica que chama bastante atenção: ele é abotoado à camisa, ficando fixo. Por causa disso, é ideal para ser usado com gravatas bem finas ou sem gravata nenhuma. Ele também é conhecido como "button-down”.

Colarinho quebrado

Seu uso é reservado apenas para ocasiões rigidamente formais, como eventos Black-tie e deve ser combinado com uma gravata borboleta.

Não confunda: existe uma diferença entre o Brasil e outros países, e o colarinho inglês é chamado de italiano e vice-versa.

Para aprender a fazer corretamente os nós de gravatas certos para cada tipo de colarinho, confira nosso post clicando aqui.

Você sabia que existiam tantos tipos de colarinhos de camisa assim?

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário