Sinais de que suas roupas precisam de substituição

Muitos homens podem desejar que suas roupas durem para sempre, mas infelizmente nada é eterno! O tempo passa, os tecidos ficam puídos e é preciso encarar os sinais de que suas roupas precisam de substituição.

Usar roupas velhas e desgastadas é deselegante e passa a sensação de desleixo, prejudicando muito sua imagem pessoal. Não seja uma pessoa desleixada e conhecida por se vestir mal.

Sinais de que suas roupas precisam de substituição

Roupas mal ajustadas

Existem poucas coisas menos atraentes do que um homem usando roupas que não servem nele. Além de ficar desconfortável em quem está usando a peça, é um pouco constrangedor observar homens e mulheres com blusas claramente curtas demais, largas demais ou apertadas embaixo dos braço e com botões quase se abrindo.

Comece do jeito certo: não compre roupas que não caibam direito em você (ou que não possam ser ajustadas numa costureira) e, se você crescer, engordar ou emagrecer e a peça de roupa se tornar mal ajustada, considere levá-la para doação.

Peças "esgarçadas”

Com o tempo de uso, é normal que os tecidos se tornem "esgarçados”, ou seja: percam a goma, fiquem moles e tortos.

Se a peça é nova e você notou que isso está acontecendo, talvez passando corretamente com um ferro de passar resolva o problema. Mas se a peça de roupa não é tão nova assim, provavelmente isso é um sinal de que sua roupa precisa de substituição.

Esse problema costuma acontecer primeiro nas extremidades das roupas, como golas de camisas, mangas e barras de camisetas.

Roupas desbotadas

Peças mais escuras, principalmente as fabricadas em tecidos naturais, tendem a desbotar com mais rapidez e é impossível não notar quando isso acontece.

Nos casos de calças ou jaquetas jeans, o desbotado vira até parte do estilo da peça. Porém, em outros tipos de peças não é possível continuar usando a roupa por muito tempo, pois ela ficará claramente "velha” para o uso.

Se é uma peça especial, é possível tentar tingi-la em locais especializados nesse tipo de serviço.

Manchas e marcas de suor

Mesmo uma pequena mancha que não consegue ser tirada pode arruinar seu look e roubar toda a elegância de sua produção.

Existem alguns modos de evitar esse problema, como lavar imediatamente uma peça que tenha sido manchada (ou levar em uma lavanderia especializada) e, no caso de camisas sociais, usá-las com uma camiseta por baixo para evitar as temidas manchas de suor.

Uma peça branca pode ser alvejada para remover todas as manchas mas, com o tempo, isso vai danificar o tecido, deixando-o puído.

Furos e rasgos

No fim da vida útil de uma peça de roupa, é normal que apareçam furos e rasgos, principalmente entre as costuras.

Se for o caso do rasgo acontecer na costura, é um problema simples de ser resolvido, bastando apenas uma ida à costureira para consertar a roupa.

Porém, se o rasgo ou furo for longe de qualquer costura, bem no meio da peça, pode ser impossível reparar o dano. Nesse caso, é melhor se desfazer dessa peça.

 

Pode parecer difícil se desfazer das suas roupas favoritas, mas mesmo elas irão precisar de substituição em algum momento. Tenha em mente que nada dura para sempre e deixe sua mente aberta para doar ou jogar fora peças de roupas que estão velhas demais para serem usadas. Desapegue e abra espaço para o novo!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário