Manual da gravata: como usar com estilo

A gravata é um acessório essencial em qualquer guarda-roupa masculino que deixa o visual muito mais elegante ou até despojado (dependendo do tipo de gravata e de sua estampa).

Com uma gravata você pode variar nas cores, estampas, modelos e tecidos e ter uma vasta gama de opções de looks. Vá de acordo com o seu estilo e personalidade e não siga somente as tendências e a moda. Use o que lhe deixar mais confortável.

Criamos um pequeno manual da gravata, que ensina como cuidar melhor das suas gravatas e como você deve usá-las. Mate sua curiosidade e veja aqui como:

Conservação das suas gravatas

1.Nunca deixe sua gravata guardada com nó, para evitar que ela fique amassada.

2.Não afrouxe o nó da gravata se não for retirá-la do pescoço, para que ela não fique marcada.

3.Para passar a gravata com ferro de passar, regule o ferro de acordo com o tipo de tecido da gravata e coloque um papel ou um pano por cima da gravata, com ela bem esticada, para que as costuras fiquem alinhadas. Passe o ferro em um único sentido.

4.Se deixar cair algum molho ou gordura na gravata, lave imediatamente, pois a gravata é feita com um tecido delicado e não aceita produtos de limpeza mais potentes, como o alvejante , por exemplo.

5.Ao dirigir, cuidado com o cinto de segurança: coloque a gravata por cima do cinto para não amassar.

6.Se você quiser uma gravata que tenha maior durabilidade, escolha as de 100% seda.

 

Dicas de uso

1.Use uma gravata de cor única e escura para não errar e garantir a sobriedade no visual.

2.Para um ar mais despojado, utilize cores vivas ou estampas e se quiser parecer divertido, use estampas com personagens ou ainda uma gravata-borboleta.

3.A altura errada da gravata pode estragar completamente sua produção. Com a postura ereta e andando, a gravata precisa ficar em cima do cinto da calça ou tocá-lo de vez em quando.

4.Se você aposta na sobriedade, pode abusar de estampas consideradas clássicas, como as com linhas diagonais, bolinhas ou com textura e que não tenham estampa com desenhos grandes.

5.Existem as gravatas mais finas e as mais largas. Qual você escolherá dependerá mais do seu estilo. A gravata fina é mais elegante e jovial, já a mais larga é considerada clássica. Você só precisará se preocupar com o tamanho do nó que cada uma dela terá: se a gravata for fina, o nó precisa ser pequeno e se a gravata for larga, o nó será maior.

Como combinar gravata com a camisa

1.Se for utilizar uma gravata estampada, combine com uma camisa lisa. Estampa na gravata e na camisa pode criar um conflito visual. Mas se quiser usar estampa em tudo, deixe que o desenho da gravata seja mais discreto e praticamente da mesma cor da gravata em si ou com estampa maior que a da camisa.

2.Caso queira usar estampas, cuidado ao escolher a quantidade de cores presente nelas. Tente combinar duas cores e não mais que isso, para não virar um carnaval.

3.Se sua ideia não é se destacar com sua gravata, use uma cor que seja do mesmo tom da camisa. Cuidado para não ficar sem graça demais.

4.Caso queira usar uma gravata de cor mais vibrante como o vinho ou lilás, por exemplo, use uma camisa ou terno de cor mais discreta, como o preto ou azul marinho.

5.Para não errar, preto no branco ficará sempre elegante.

6.Gravata fina, chamada também de slim, deve ser usada com camisa mais justa, assim como a calça, para ficar com o visual perfeito.

Agora que você já sabe como usar gravata e também como fazer com que dure por mais tempo, que tal se produzir mais? Use e abuse dela no trabalho e em ocasiões mais chiques e fique elegante sempre!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário