Evite estes 5 erros ao usar terno

Alguns pequenos erros podem passar despercebidos, mas para que você fique completamente elegante ao vestir um terno, saiba o que você pode evitar para garantir uma aparência agradável e sofisticada.

Evite estes 5 erros ao usar terno:

erros ao usar terno

#1 – Punho da camisa escondido

O punho da camisa sempre deve aparecer discretamente por baixo da manga do paletó. Além de ser uma regra de etiqueta já bastante clássica, pode parecer que você está usando um terno largo demais ou desajustado, com mangas maiores do que seu braço.

Confira se o seu terno realmente não está muito largo ou se a camisa que você está usando por baixo não está muito curta. Clique aqui para conhecer nosso guia de medidas de roupas de alfaiataria.

5 erros ao usar terno

#2 – Barra da calça amarrotada

Além de estragar suas calças, pois a barra pode começar a raspar no chão ao andar, ao usar uma barra de calça social comprida demais você não vai transmitir a seriedade que deseja ao vestir uma roupa social.

Este pode ser um dos maiores erros ao usar terno, pois não existem meios de disfarçar o tecido amarrotado que se forma na canela, chamando atenção e parecendo desleixo.

Se a calça que você comprou tem as pernas compridas demais, ajuste-a na própria loja ou leve a um costureiro ou alfaiate para corrigir a altura da barra.

como usar terno do jeito certo

#3 – Costura dos ombros desalinhada

Usar um terno com os ombros desalinhados passa a sensação de que você está usando uma peça empresta de outra pessoa.

Preste atenção na hora de experimentar o paletó: a ponta da costura deve estar alinhada com a ponta dos seus ombros. Uma dica também é se olhar no espelho e ver se parece que seu terno está, na verdade, pendurado em um cabide e não sendo vestido por você.

dicas para usar terno do modo correto

#4 – Mangas largas

Assim como as camisas têm modelagens diferentes para acompanhar o formato do tronco de cada um, os ternos também podem ser ajustados para ficarem em equilíbrio com a silhueta do homem.

Ternos com mangas largas demais ficam com tecido sobrando e passam a impressão de que você não se importa tanto com a imagem pessoal. Num ambiente de trabalho mais formal e competitivo, isso pode ser crucial na hora de impressionar seus superiores.

evite estes erros ao usar terno

#5 – Colarinho largo

É fácil identificar um colarinho largo demais: além de criar um vão de pelo menos 1 dedo entre o pescoço e o tecido, ele não consegue cobrir o colarinho da camisa. Isso, além de causar desequilíbrio visual, pode desalinhar o ombro do paletó e também deixar os punhos compridos demais.

Não é difícil estar elegante e bem vestido: para evitar estes 5 erros ao usar terno basta prestar atenção ao caimento e às medidas do seu paletó!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário