Dicas para usar suspensório masculino

Por muito tempo, suspensório era uma parte obrigatória do visual de muitos homens. Quando saiu de moda, parou de ser usado e ficou alguns anos "esquecido” pelo mundo da moda.

Recentemente, esse acessório saiu da obscuridade, provando de uma vez por todas que a moda é cíclica e que várias peças icônicas que já saíram de moda voltam a ser tendência um dia, com algumas atualizações e adaptações.

Esse é exatamente o caso do suspensório, que caiu nas graças de homens mais ligados à moda e que adoram usar uma produção mais retrô e elegante na hora de se vestir. Ele foi tão bem aceito de volta ao mundo dos acessórios, que também está fazendo sucesso entre as mulheres!

Originalmente, os suspensórios eram mais utilizados junto de roupas sociais como substituição ao cinto. Hoje em dia as opções de uso são diversas, podendo variar de acordo com o estilo pessoal, ocasião e evento. Mas a regra continua: quando você está usando suspensório, nada de usar cinto! Como o suspensório tem a mesma utilidade que o cinto, não faz sentido usar os dois ao mesmo tempo.

Existem dois tipos de encaixe para suspensório: os de botões e os de presilha. Apesar de os botões serem mais refinados, você precisará de um modelo de calça que tenha exatamente esse encaixe para conseguir prendê-los. Com suspensórios de presilha, você poderá prender em qualquer calça que tiver.

Dicas para usar suspensório

Você deve saber que, basicamente, é possível usar o suspensório de 3 formas diferentes: paralelo, em X ou em Y.

Como atualmente o suspensório é mais usado como um acessório de estilo e não um item apenas com a finalidade de segurar as calças no lugar, escolha bem a calça que será utilizada junto com ele, que deve ser bem ajustada a sua cintura.

É preciso experimentar antes o suspensório, pois, mesmo se a maioria deles possui ajuste de altura, o tamanho pode variar. Um suspensório curto demais deixará suas calças muito puxadas, ficando desconfortável e feio. Um suspensório largo demais irá deixar suas calças caírem.

Quanto à escolha da camisa: ela deve ter um bom comprimento ou então ser dobrada por dentro da calça, para não criar um volume desnecessário que deixará a aparência desleixada.

Como combinar roupas com suspensório?

Conforme já mencionamos, ele é um acessório versátil que pode ser utilizado de acordo com a ocasião e estilo de cada um.

Para eventos formais e ambiente de trabalho, o ideal é usar cores neutras, como preto, cinza ou marrom e combiná-los com calças sociais. Festas black-tie são ótimas para o uso de suspensórios grossos, inclusive você pode usá-los com uma gravata borboleta, para dar mais charme à produção.

Quando usar suspensórios com calças ou bermudas jeans e camisetas informais, prefira os modelos mais finos. Você pode até se arriscar e usar cores diferentes e mais claras.

Vestindo um suspensório

O modo mais fácil é, depois de colocar as calças, prender primeiro a parte de trás do suspensório. Com ela presa, dê a volta por cima dos ombros e prenda a parte da frente.

É mais fácil regular a altura pela parte da frente também, pois você pode conferir num espelho se as fivelas estão alinhadas. Suas calças podem ficar levemente mais acima do que ficariam caso você estivesse usando um cinto.

Se estiver usando um suspensório em formato de X, não se preocupe em alinhar as fivelas da frente com as de trás: as da frente sempre ficam mais espaçadas entre si.

Uma última dica, bastante valiosa: teste o suspensório antes de sair. Caminhe um pouco, sente e abaixe as costas, para ver se tudo está no lugar e bem preso.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário