Sempre elegante: dicas para não errar na roupa social

Pode parecer fácil usar roupa social, inclusive já demos várias dicas de estilo para homens e mulheres que desejam se vestir de uma maneira mais formal para o trabalho, eventos e ocasiões especiais.

Mesmo assim, existem alguns detalhes que podem fugir da sua atenção e arruinarem todo o esforço que você fez para se vestir bem. Para que isso não aconteça, elaboramos uma lista para você seguir sempre que estiver em dúvida sobre sua roupa.

10 dicas para não errar na roupa social

1. Preste atenção ao caimento. Ternos, camisas e calças largos demais ou curtos demais podem arruinar sua apresentação pessoal. Veja nossas dicas sobre as principais modelagens clicando aqui.

2. A barra da calça não pode ser comprida demais. Falando em caimento, atualmente não se usa mais a barra da calça muito comprida. Ela fica exatamente em cima do cano do sapato, nem maior nem menor. Detalhe importante: a barra de uma calça social nunca deve ser dobrada (a não ser que esse seja o acabamento já de fábrica).

3. Use uma calça social do tamanho adequado. Não é elegante mostrar muito quadril, mas usar a calça muito acima no abdômen também fica estranho: ela deve estar exatamente na sua cintura e deve ser possível encaixar um dedo entre seu corpo e a calça.

4. É possível usar camisa e terno sem gravata. Apenas tenha o cuidado de usar a camisa abotoada até o final e que sua gola não seja muito larga.

5. Se estiver em dúvida, vá de cinza. O terno cinza é muito versátil e, além de combinar com diversas cores de camisas e gravatas, é aceito tanto de dia quanto à noite.

6. Equilibre as estampas e cores. Parece óbvio, mas vamos reforçar: se você usar um terno com estampa ousada ou uma camisa estampada com cores mais fortes, a outra peça obrigatoriamente precisa ser mais neutra para equilibrar seu visual.

7. Harmonize o colarinho com a gravata. Por exemplo: uma camisa de colarinho estreito combina muito bem com uma gravata também estreita. Veja os tipos de colarinhos que existem clicando aqui.

8. Nunca use jeans num ambiente formal. Por mais estiloso que fique, está proibido usar calça jeans ou camisa jeans combinadas com o terno em ambientes formais. Deixe esse tipo de look para ambientes mais despojados.

9. Se o seu paletó tem mais de um botão, obrigatoriamente o último de baixo deve ficar aberto. Caso o paletó tenha apenas um botão, ele poderá ficar ou fechado ou aberto.

10. Fique atento aos sapatos escolhidos. Um sapato de modelo ou cor errado pode deixar sua produção completamente estranha. Fizemos um post com dicas para usar o sapato ideal em cada ocasião. Clique aqui para ler.

Precisa de mais dicas para sua roupa social ser impecável? Acompanhe o blog da Breda Alfaiataria!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário