Como fazer nó de gravata? Conheça os principais.

A informação que iremos dar agora pode parecer surpreendente, mas é real: existem mais de 85 tipos de nós de gravata! Sim, você (e gente por aí) nem fazia ideia dessa quantidade enorme de possibilidades, mas o fato é que é possível fazer nó de gravata de quase qualquer maneira!

Alguns homens não sabem como fazer nó de gravata, nem mesmo os mais básicos!

Por isso, hoje vamos falar sobre os principais tipos de nós e dar uma ajudinha para quem quer aprender a fazer sozinho.

Por que existem tantos nós de gravata?

Além da questão estética, existe também a questão da formalidade: cada tipo de nó é adequado a certa ocasião, tipo de colarinho da camisa e até mesmo ao biótipo de quem vai usar a gravata.

Os tipos mais comuns de nós de gravatas são:

  • Simples (ou four in hand)
  • Meio-duplo (ou half Windsor)
  • Duplo (ou Windsor)
  • Borboleta (que é um estilo completamente diferente das gravatas compridas, mas muito comum e usado no mundo inteiro)

Como fazer nó de gravata simples

O nó de gravata simples, ou four in hand, é o mais básico de todos e fica bem em todas as ocasiões, tipos de corpo e tecidos, por isso mesmo é o mais usado pelos homens. Nesse vídeo é possível ver exatamente como ele é feito, aprenda:

Como fazer um nó de gravata meio-duplo

Esse tipo de nó de gravata é muito versátil, porém, mais usado em ocasiões um pouco mais formais. Gravatas com esse nó ficam ótimas combinadas com trajes mais clássicos. Fica bastante simétrica e cria um ondulado de personalidade na gravata. Fica melhor quando feito em gravatas médias e finas.

Aprenda a fazer o nó de gravata meio-duplo:

Como fazer um nó de gravata duplo

Ele também é bastante formal, e é indicado para ser usado com tecidos finos, como a seda. Como fica mais volumoso, não é indicado para homens mais baixos, pois a proporção fica um pouco estranha. Neste vídeo, você consegue conferir exatamente como fazer o nó duplo de gravata:

Como fazer um nó de gravata borboleta

Hoje em dia, várias marcas vendem gravatas borboleta com o nó já feito, apenas com um botão atrás para ser colocada diretamente na gola da camisa. Porém, muitos homens ainda preferem a gravata borboleta "original” para poderem dobrar sozinhos.

A gravata borboleta é indicada para ser usada em ocasiões bastante formais, porém, cada vez mais é aceita também em eventos informais e despojados, com um toque de personalidade e descontração.

Aprenda a amarrar uma gravata borboleta:

Para não errar na hora de usar gravata, veja nosso post com dicas para usar gravata com estilo.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário