Tudo sobre perfumes: descubra o melhor tipo de perfume para cada ocasião

Todo mundo gosta de pessoas perfumadas. Gente sem cheiro nenhum é sem graça, gente com odor desagradável é ruim, porém, o exagero também é condenável e tem o poder de repelir pessoas.
 
 
Muitas pessoas deixam de usar perfume – ou o usam de maneira incorreta – apenas por não saber diferenciar as fragrâncias e em quais momentos são mais aceitas e adequadas.
 

Por isso, hoje vamos mostrar qual o melhor tipo de perfume para cada ocasião.

Primeiro, é preciso saber diferenciar os tipos de perfumes: colônia, água de colônia, deo-colônia, eau de toilette, eau de parfum... Todos esses nomes deixam as pessoas confusas e causam erros na hora da escolha.
 
Colônia e água de colônia são a mesma coisa: são os perfumes mais suaves e com baixa concentração da essência (em torno de 3%), o que faz com que evapore rapidamente e fixe na pele por algo em torno de 2 horas.
 
Geralmente, as essências das colônias são de ervas, tornando-as opções bastante refrescantes e leves, ótimas para ficar com sensação de limpeza e para serem usadas em dias mais quentes, que pedem frescor.
 
Não espere uma boa durabilidade, as águas de colônia não fixam na pele.
 
Deo-colônia tem a concentração de essência um pouco mais alta, entre 8 e 12%. Por causa disso, ela dura na pele por mais tempo. Dependendo da qualidade escolhida, pode variar de 3 até 8 horas.
 
Eau de toilette é a categoria dada para a maior parte dos perfumes comercializados e usados pelas pessoas. Ele é mais concentrado, assim como as deo-colônias, e tem de 8 a 10% de essência, durando até 8 horas.
 
O eau de parfum é o mais forte dos perfumes comercializados, chegando a ter até 25% de essência em sua composição. Por causa disso, duram até 12 horas na pele e o uso indicado é mais moderado, para que seu cheiro não fique forte demais.
 
melhor tipo de perfume para cada ocasião
 

Conheça as principais essências e famílias olfativas dos perfumes masculinos:

Amadeirados: base bastante comum nos perfumes masculinos, traz sobriedade e sofisticação aos aromas. Traz uma sensação quente quando usado o sândalo, ou uma sensação fria, quando usado cedro.
 
Aromáticos: também muito comum em perfumes masculinos, os aromáticos são bastante leves e remetem a um ar esportivo. Tem como base manjericão, alecrim, pepino, orvalho, maresia, gerânio...
 
Cítricos: refrescantes e ideais para serem usados em dias quentes, tanto de dia quanto à noite. Sua base tem lima, laranja, limão, tangerina e mexerica.
 
Orientais: combinam muito bem com bases amadeiradas e criam essências bastante exóticas, indicadas para homens de personalidade forte. São: pimenta, cardamomo, cravo, canela, anis e noz-moscada.
 
melhor tipo de perfume para sua personalidade
 

Qual melhor tipo de perfume para cada ocasião?

  • Para encontros informais, churrascos ou almoço com o pessoal: as colônias são ideais por trazerem frescor e sensação de banho tomado. Os cítricos e aromáticos cumprem muito bem essa função.
  • Num barzinho, passeio com amigos ou happy hour: a melhor escolha é um eau de toilette e escolher fragrâncias mais discretas, para não incomodar muitas pessoas.
  • Em encontros ou jantares: os orientais e amadeirados são exóticos o suficiente para causar uma boa impressão e passar sensualidade.
  • No trabalho, reuniões e cursos: prefira fragrâncias mais leves para não incomodar outras pessoas. Escolha colônias ou eau de toilettes com aromas cítricos, amadeirados ou aromáticos.
  • Em festas, casamentos e eventos formais: aqui você pode caprichar! Escolha um eau de parfum com maior concentração para seu perfume durar a noite toda e invista em aromas orientais, amadeirados e até mesmo os chamados gourmand, com notas de café ou chocolate.
E aí, já sabe qual o melhor tipo de perfume para você?

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário