Será que posso usar barba no ambiente de trabalho?

A barba no ambiente de trabalho é bem vista? Essa é uma questão que pode dividir opiniões. O uso da barba no dia a dia se tornou cada vez mais comum. Atualmente, além de ter sido adotada por diversos homens, há quem veja um charme especial em cultivá-la. 
O problema é que usar barba no ambiente de trabalho sempre foi uma questão. Algumas empresas exigiam que seus colaboradores fizessem suas barbas. Porém, como usar barba já virou tendência é difícil saber como lidar no ambiente de trabalho. Neste artigo, vamos te ajudar a entender se é permitido ou não usar barba no ambiente de trabalho. 

É permitido usar barba no ambiente de trabalho? Essa dúvida pode envolver algumas situações, além da empresa em si. Separamos abaixo para que o entendimento seja mais claro. Veja:
 

É permitido usar barba no ambiente de trabalho?

A barba em uma entrevista de emprego

barba no ambiente de trabalho

É natural os profissionais ficarem em dúvida sobre usar ou não a barba em uma entrevista de emprego. Receosos com uma possível reprovação, muitos chegam a tirá-la. 
Mesmo que seja uma regra da empresa não permitir barba no ambiente de trabalho, o mais correto, durante uma entrevista, seria perguntar se o profissional teria problemas em tirá-la caso fosse necessário. 
A empresa, então, avalia e usa as competências do candidato para definir se ele está apto ou não para o cargo. A barba não deve influenciar nesses casos. 

A barba no dia a dia da empresa

Realmente, alguns cargos e algumas empresas não permitem usar a barba no ambiente de trabalho, assim como exigem que as mulheres mantenham o cabelo bem preso.

São regras específicas de cada empresa e o profissional deve estar atento para cumpri-las, caso queira fazer parte daquela equipe. Por outro lado, a barba já deixou de ser mal vista nas empresas e passou a ser considerada como um estilo de vida, por isso diversas companhias são mais flexíveis com essa questão. 
A menos que a função do profissional esteja relacionada com a política de segurança e higiene adotada em empresas de alimentação, laboratórios, higiene, etc.

A barba em reuniões com os clientes

barba no ambiente de trabalho

A empresa em que o profissional atua libera o uso de barba no ambiente de trabalho, porém atende clientes com regras específicas para esse estilo. Nesse caso, é necessário verificar a orientação do departamento de recursos humanos sobre como agir. Como falamos anteriormente, algumas empresas contam com regras rígidas sobre o uso da barba, pois ela viola questões de higiene e segurança em ambientes específicos. 

O profissional é um inspetor ou fiscal que precisa frequentemente visitar esses ambientes? Precisa realizar testes em produtos? Ou simplesmente transmitir uma boa impressão ao cliente? Nesse tipo de situação, o melhor é conversar e entrar em um acordo com o RH da empresa em que se trabalha. 

 
Em qualquer um dos casos, é fundamental se apresentar como um profissional seguro e confiante, mostrar que a barba não está ali por preguiça ou desleixo, mas sim porque é um estilo que foi adotado.
barba no ambiente de trabalho
 
Para isso, a barba deve estar sempre bem hidratada, penteada e devidamente aparada, sem fios mais sobressalentes. O cuidado com a barba mostrará ao empregador que o profissional se preocupa com a sua imagem. Além disso, esteja sempre bem vestido, caso contrário poderá passar uma má impressão. Está precisando melhorar a sua imagem pessoal? Temos dicas que vão te ajudar, confira!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário