Quando usar paletó aberto ou fechado?

Muitos homens ainda ficam em dúvida na hora de usar um paletó. Apesar de já termos dado algumas dicas sobre caimento e comprimento para blazers e paletós, uma das dúvidas mais comuns é sobre o uso do paletó aberto ou fechado.


E aí, você sabe quando usar paletó aberto ou fechado? Como funciona?


Caso você não saiba, num paletó com 2 ou 3 botões, o último sempre deve ficar desabotoado. Claro que, se você estiver usando um paletó com somente 1 botão, ele fica fechado.

Em linhas gerais, sempre que você estiver em pé, o seu paletó deve estar fechado e, ao sentar, você deve abri-lo.

Dessa forma, ao ficar em pé, o caimento do paletó ou blazer ficará perfeito, definindo uma cintura e delineando seus ombros. Ao sentar, para não ficar apertado demais nem com um caimento estranho, os botões abertos ajudam o paletó a não subir nem forçar os botões, além de ser muito mais confortável.


Se você está usando costume (que é paletó com calça e gravata), deve estar sempre com ele fechado ao ficar em pé. É ele quem deixa a gravata no lugar e alonga sua silhueta.

Se você está com traje completo (paletó com calça, colete e gravata), pode usá-lo com o paletó aberto dependendo da ocasião, pois o colete mantém a gravata no lugar. 

Se você está num escritório ou ambiente fechado, é aceitável deixá-lo aberto. Mas, se for sair ou participar de alguma reunião ou ocasião importante, lembre-se de fechar o paletó.

Se desejar usar tudo fechado o tempo todo, também é permitido.

Caso o terno tenha abotoamento duplo, o correto é usá-lo o tempo todo fechado, mesmo quando sentado. Dessa forma é melhor, pois ele tem muito tecido extra que ficará com um caimento estranho caso esteja aberto.

Num look casual, sem gravata (e muitas vezes sem camisa), é possível usar o paletó da maneira que ficar melhor para seu estilo ou preferência pessoal. O mesmo vale se você estiver usando um blazer, que é bem mais informal que um paletó: ele pode ficar sempre aberto!

Dica extra: quando estiver em pé, dependendo do número de botões do seu terno, o abotoamento deles muda!

Terno de 1 botão: sempre fechado!

Terno de 2 botões: o de cima sempre fechado e o debaixo sempre aberto.

Terno de 3 botões: o do meio sempre fechado, o debaixo sempre aberto. Já o de cima pode ser usado tanto aberto quanto fechado.

Terno com botões duplos: sempre fechado, porém com o botão debaixo aberto (somente fecham-se os do meio).


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário