Qual deve ser a cor do terno do noivo?

O casamento é um momento especial, muito esperado pelos noivos, pelo familiares e amigos do casal. Durante seus preparativos surgem diversas dúvidas, uma das mais freqüentes é qual deve ser a cor do terno do noivo?
 
Ao se deparar com essa questão muitos casais ficam sem saber exatamente o que escolher e até a quem perguntar. Por isso, neste conteúdo vamos sanar essa dúvida. 
 

Você sabia que o noivo também pode ter o seu dia especial? Veja tudo o que acontece no dia do noivo

Como escolher a cor do terno do noivo: conheça os tipos de traje

Smoking ou Black-tie

As duas opções são mais comuns em casamentos tradicionais e realizados à noite, como celebrações de gala. Caso os noivos optem por uma das duas versões, os convidados devem ser avisados para seguir a mesma linha.  Os dois modelos são compostos por paletó com lapelas de cetim e calça na mesma cor, porém o black-tie é composto por um paletó branco e o smoking um paletó preto.
Além disso, o noivo também deve vestir camisa branca, cinta de cetim na cintura e gravata borboleta. Sempre que o noivo optar pelo smoking, os padrinhos devem acompanhar a escolha. 
 
Qual deve ser a cor do terno do noivo?
 

Fraque 

O fraque, também conhecido como pinguim, é aquele modelo de paletó que abotoa na cintura e tem as costas mais compridas.
É o traje de casamento tradicional entre os ingleses que casam durante o dia, porém no Brasil costuma ser usado durante a noite. 
 
O fraque tem um paletó cinza escuro, calça cinza risca-de-giz, colete e camisa branca. Pode ser acompanhado de uma gravata comum de tom claro. Quando o noivo opta por esse modelo seus padrinhos devem usar fraque ou meio fraque. 
 
Qual deve ser a cor do terno do noivo? 

Meio-fraque

O meio-fraque foi criado no Brasil, para seguir a elegância do traje inglês, mas proporcionar mais conforto aos noivos que casam em terras tropicais. Porém, continua sendo bastante formal, por isso é mais comum em cerimônias realizadas durante a noite. 
 
O meio-fraque tem um paletó curto, com um botão apenas, calça cinza com riscos pretos, colete da cor do paletó ou mais claro. Esse tipo de combinação não conta com a cauda. Costuma ser usado por noivos de estatura mais baixa, pois não achata a silhueta. Nesse caso, os padrinhos devem usar terno ou meio-fraque. 
 
Qual deve ser a cor do terno do noivo?
 

Terno

Pode ser usado a qualquer hora do dia e em qualquer tipo de cerimônia, costuma ser a opção mais procurada pelos noivos. No terno, o noivo terá um conjunto com paletó, colete e calça sociais. Em casamentos durante o dia a dica é usar opções de tons mais claros, como branco, creme ou cinza. 
 
O colete e a gravata são itens opcionais, vai depender do tom de formalidade que os noivos querem dar para a comemoração. A camisa deve ser, preferencialmente, branca. Mas a gravata fica à escolha do noivo. 
Nesse caso, os padrinhos podem usar o terno, só a calça e a camisa, com suspensórios, colete ou camisa com gravata. Alguns casais combinam a cor da gravata com a cor dos vestidos das madrinhas. 
 
Qual deve ser a cor do terno do noivo?
 

Confira 3 dicas para escolher a cor do terno do noivo

1.Acompanhe a formalidade da cerimônia

A cor do terno deve seguir o estilo do casamento, o grau de formalidade e o horário da cerimônia. Casamentos formais, durante a noite, pedem tons escuros, como preto, chumbo e azul marinho. 
As cerimônias durante a tarde podem ter uma cartela de cores mais clara, como azul e cinza médio. Mas se a formalidade for menor, como em casamentos na praia, campo ou locais abertos, a dica é investir no off-white e cinza claro. 
 

2.Siga a decoração do casamento

O traje do noivo deve estar de acordo com o contexto do casamento, seguindo a sua decoração. Todos os elementos devem estar na mesma sintonia e a roupa do noivo não pode ser diferente disso.
 

3.Realce o tom de pele

Costumamos ouvir que a noiva é a grande estrela da festa, mas o noivo também tem seu momento de brilhar e esse brilho não pode ser ofuscado. Por isso, a roupa deve realçar o tom de pele do noivo. Homens muito brancos, com cabelos muito claros, podem ficar apagados, dependendo da cor do terno que usarem, como o branco ou o creme, por exemplo. Da mesma forma, homens de pele mais escura devem investir em tons mais claros. 
 
Além de todas essas dicas, não esqueça de que escolher bem a camisa também pode influenciar em toda a composição. Fique atento para algumas dicas

Escolher a cor do terno do noivo não é tão complicado quanto parece, não é mesmo? Aproveite para conferir algumas dicas de cuidados com a pele para fazer desse dia ainda mais marcante. 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário