Guia oficial para você saber escolher o melhor modelo de terno

Mesmo sabendo exatamente a diferença entre terno, costume, smoking e fraque, às vezes fica difícil saber como escolher cada um.


Quanto à escolha do terno (que é composto pela calça, colete e paletó), existem alguns modelos que se diferenciam pelo tipo de corte.

Conhecendo os três principais tipos de ternos, fica mais fácil escolher qual fica melhor em cada tipo de corpo.

Descubra qual o melhor modelo de terno para você:

Terno de corte americano

Esse modelo de terno fica bom em todos os tipos de corpo, pois sua modelagem é reta e apenas levemente acinturada, ficando em equilíbrio tanto em homens magros como em homens mais acima do peso.

Seus ombros não são muito estruturados, então seu caimento fica natural e mais soltinho. Seus bolsos são quase sempre flat, ou seja, sem abas.

Na parte de trás, o paletó tem uma fenda central característica desse tipo de terno.


Terno de corte britânico

Esse é o tipo de terno mais tradicional e bastante conservador.

Por algumas peculiaridades em seu corte, esse é o melhor modelo de terno para homens que estão acima do peso: ele quase não é acinturado e seu corte é bem solto.

Seus ombros também são desestruturados, deixando o tecido com uma caída mais natural. Seu bolso é bastante incomum no Brasil: é duplo de um lado e, na maioria das vezes, é do tipo ticket, com abas.

As fendas nas costas são duplas.

Terno de corte italiano

Um dos modelos de terno mais queridinhos do mundo da moda, o corte italiano tem melhor caimento em homens magros e com o corpo bem definido.

Bastante acinturado, com ombros estruturados (e até mesmo exagerado, às vezes), lapelas largas, bolsos tipo besom e nenhuma fenda na parte de trás do paletó.

Tudo isso faz com que o terno italiano seja símbolo de personalidade e ousadia. Fique atento quando for usá-lo e verifique se o caimento ficou certo ao seu corpo.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário