Como combinar cores e estampas entre camisas e gravatas?

Parece um pouco difícil conseguir controlar tantos elementos na sua roupa: a cor, estampa e textura da sua camisa precisam combinar exatamente com a cor, estampa e textura da gravata?

Será que existe um modo de facilitar na hora de harmonizar essas duas peças? Afinal, elas ficam em destaque e são um dos primeiros elementos que as pessoas notam ao fazer contato visual você.

Para tirar todas as suas dívidas, apresentamos dicas para combinar cores e estampas entre camisas e gravatas:

O legal de ter várias opções diferentes é exatamente a de poder variar no seu estilo e sair da mesmice, mesmo usando roupas sociais para trabalhar num escritório.

Combinação #1

Para começar, aqui está uma combinação básica: cores lisas. Ela é clássica e mais fácil de assimilar do que as outras, então considere esse tipo de combinação como a lição número 1 na hora de combinar cores e estampas entre camisas e gravatas.

combinar cores e estampas entre camisas

Cores complementares podem ser usadas para criar contraste e deixar seu visual cheio de personalidade. Você pode combinar desde o preto e branco até o mais improvável, como azul e laranja ou então amarelo claro com roxo escuro ou vinho.

Cores análogas podem ser usadas para um visual elegante e muito bem harmonizado. Aqui entram opções como verde e azul ou então marrom com amarelo.

Veja este círculo cromático e inspire-se na hora de escolher sua combinação:

combinar cores e estampas entre camisas

Combinação #2

Chegou a hora de ousar um pouco mais e adicionar uma estampa ou padrão nas suas peças, porém, somente em uma delas. Aqui você vai testar e experimentar usar uma peça lisa e outra estampada.

combinar cores e estampas entre camisas

Como uma das peças é lisa, ainda continua fácil realizar essa combinação. Você pode usar as dicas acima para combinar as cores e escolher se elas serão contrastantes ou análogas e deixar seu visual harmonioso.

O maior truque é escolher uma peça lisa que tenha uma das cores presentes na estampa da outra peça. Por exemplo: gravata azul escura + camisa xadrez que tem uma das linhas azul escura também, ou camisa rosa claro + gravata estampada que tem uma das flores em rosa.

Note que é possível que uma das peças seja texturizada, como a gravata azul do primeiro exemplo. Como a textura é discreta, ela não interfere nos elementos e ainda por cima enriquece seu look.

Combinação #3

Agora o desafio realmente começa: aqui você vai combinar estampa com estampa! Existem tipos de estampas que funcionam muito bem juntas e nós damos algumas dicas para você não errar nessa missão.

combinar cores e estampas entre camisas

Varie o desenho da estampa: não é legal só usar a mesma estampa nas duas peças, como por exemplo gravata e camisa tendo estampas de bolinha.

Varie o tamanho da estampa: a regra geral diz que a estampa das gravatas deve ser mais larga ou grossa do que a estampa da camisa. Por exemplo, uma gravata com listras bem largas combina muito bem com uma camisa com listras fininhas. Estampas do mesmo tamanho nas duas peças deixam seu visual poluído demais e atrapalham quem está enxergando você.

Combine um detalhe da gravata com a cor dominante na camisa: vale também a mesma dica que já demos. Escolha peças que tenham um elemento na mesma cor, para criar uma ligação entre elas e você ter uma produção coesa e harmoniosa.

Mostre para os outros que você caprichou na imagem pessoal na hora de combinar cores e estampas entre camisas e gravatas!

Leia mais dicas de estilo para homens clicando aqui.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário