Como escolher um terno

Para escolher um costume perfeito, que se adequa melhor ao seu tipo de corpo, é preciso ter atenção.

Por essa razão, revelamos para você algumas dicas importantes para escolher esse traje sem erros.

Os ombros

Este é o primeiro ponto a ser observado:

O paletó está alinhado ao ombro?

Não é adequado um paletó grande que acentue as ombreiras, o ideal é que o fim da costura se alinhe rente ao ombro. Mas tome cuidado para que não fique muito apertado, pois isso pode atrapalhar o caimento do costume como um todo sem falar que sua mobilidade será prejudicada.

Dica: quando você for adquirir um costume, o melhor a se fazer é comentar com o vendedor o tamanho do seu paletó e não da calça.

As mangas

Fique atento ao comprimento das mangas. Muitos homens optam por um paletó com mangas mais longas e que acabam dando uma impressão de desleixo. Na hora da compra busque o melhor caimento possível para que as mangas não fiquem nem muito longas e nem muito curtas e sim bem alinhadas.

Dica: o comprimento ideal da manga do paletó é o que permite que o punho da camisa fique em torno de 1,5 cm aparente.

A calça

A calça deve ser alinhada, com vinco impecável para que o caimento seja perfeito. Não deve cobrir os sapatos completamente muito menos deixar as meias aparentes.

Não é elegante usar a calça muito larga ou grande demais, pois deixará o look desleixado, muito menos justo demais, é deselegante e inapropriado.

A cor e o padrão certos para seu costume

O preto é a cor mais tradicional e segura na hora de escolher o seu costume. Fácil de combinar, ele é perfeito para evitar erros na hora de combinar camisa e gravata.

Para aqueles que querem sair do básico de cor preta, essas três cores são clássicas e seguras: azul marinho, cinza e chumbo. Diferente do preto, nem sempre combinam com qualquer cor de camisa ou gravata, então fique atento. Para não errar invista em tons mais claros que deixarão a composição leve.

Quer sair do tradicional e arriscar uma cor diferente? Por que não?

Cores mais vivas e fortes como o bordô, azul bic, marrom, caramelo, verde militar, entre outros, são bem vindas dependendo do seu estilo e, claro, da ocasião.

Cores claras como azul claro, rosa claro, areia, off white, entre outras tonalidades são aceitos em eventos diurnos que permitem este tipo de cor.

Padrões diferentes e clássicos são também ótimas opções de escolha na hora de adquirir o seu costume.

Invista nas variações das riscas de giz, o famoso espinha de peixe, xadrezes neutros e pouco marcados. Para os mais ousados, o padrão príncipe de gales é um charme, Pied de Coq e também o chamado sal e pimenta.

A modelagem

A modelagem pode ser tradicional ou slim. A primeira versão é discretamente folgada no corpo, num estilo confortável e elegante. O corte do paletó é reto e a calça foge levemente das pernas.

Na modelagem slim a silhueta fica definida no paletó acinturado e nas calças um pouco mais ajustadas. O corte é rente ao corpo, o que para muitos é sinônimo de "apertado”. Favorece o biotipo mais magro.

Clique aqui para conferir nosso post sobre as principais modelagens de camisas masculinas.

Abotoamento

O abotoamento pode ser simples, duplo ou três botões.

Os paletós com dois botões são clássicos, preferência da maioria dos homens; os de apenas um botão são joviais e casuais, trazem um ar moderno e atual, já os de três botões são os tradicionais, conservadores e sóbrios, hoje em dia, o menos escolhido dentre as três opções.

Pronto para escolher o seu costume?

Respeite seu estilo acima de tudo e escolha um modelo que seja confortável e fácil na hora de você combinar o seu look.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário