O inverno chegou: vinhos e pratos para aquecer

A temporada fria está começando e com ela vem a necessidade de aquecer o corpo com um bom vinho e aquelas refeições saborosas, em volta da lareira ou do fogão a lenha. A Breda preparou algumas dicas de harmonização de vinhos e pratos típicos desta estação! Vamos conferir?

 

FONDUE

Um fondue possui sabores intensos e para isso, nada melhor do que um vinho tinto para acompanhar, dando um contraste especial para o paladar. Na hora de servir os recheios doces com frutas, dá para finalizar a experiência com um espumante brut que dá o toque seco perfeito para complementar.

 

SOPA NO PÃO

Uma sopa no pão pode pedir variados tipos de vinho, o que pode interferir é se o pão é simples, ou se é recheado com condimentos. A mesma coisa o creme ou sopa que acompanham: legumes sempre casam melhor com vinhos brancos, pois ambos possuem uma suavidade em comum. Agora se a sopa for um creme de feijão ou de queijo, aposte sem dúvidas em um tinto merlot.

 

LASANHA

Uma lasanha com massa e carne é um prato típico italiano que tem o coração de muitos lares. Nada como uma massa caseira para trazer memórias através do paladar afetivo e, o vinho cabernet é o complemento perfeito.

 

QUEIJO COALHO

Para quem quer se aquecer perto da lareira, uma dica é assar queijo coalho no espetinho e complementar a experiência - que pode ser muito romântica - com um vinho tinto suave para contrastar com a acidez do queijo.

 

RISOTO DE LOMBO COM ABACAXI

Um risoto cremoso com ingredientes como o lombo e a tropicalidade do abacaxi podem surtir um efeito espetacular no paladar. Um espumante ou vinho branco seco podem elevar alguns níveis dessa experiência gastronômica.

 

CARNE DE PANELA AO VINHO

Flambar umas batatas enquanto a carne de panela cozinha a todo o vapor, regada ao vinho tinto, na panela de pressão. Já imaginou o aroma exalado por esta iguaria passeando pelos cômodos da sua casa? Acompanhe o prato com um delicioso vinho tinto suave ou seco, conforme a sua preferência.


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário